Já parou para pensar se existe uma cultura voltada a diversidade dentro da empresa que trabalha? Em algum momento isso foi um fator importante para você ao escolher uma empresa para trabalhar? E o que é diversidade? São muitas as perguntas que poderíamos nos fazer ao falarmos de um assunto tão amplo e importante, afinal, vivemos em mundo plural e muito, muito diverso.

Quando falamos de diversidade nas organizações, ainda temos muito o que melhorar, mas com certeza muitos passos importantes já foram e continuam sendo dados. Trabalhar o multiculturalismo não só é fundamental no que diz respeito às questões sociais, mas é também um ganho enorme para a organização que se propõe a isso no que tange a desempenho. Para validarmos esta afirmação, é só observar que empresas que cultivam a tolerância tem os seus índices de conflitos diminuídos consideravelmente, o que faz com que as pessoas foquem em assuntos mais importantes. E não confundamos aqui conflitos com discordância sobre assuntos diversos, que são tratados de forma madura, seja sobre assuntos correlatos aos trabalhos em grupo sejam por assuntos correlatos ao contemporâneo da Sociedade, muito bem contextualizados.

A empresa que possui em seus valores e dissemina a inclusão, tem visibilidade no mundo, possui uma diversa e ampla capacidade de se adaptar a novas culturas, além de conseguir ampliar seus horizontes de ideias, habilidades e competências. Torna-se admirada e sim, tem mais oportunidades de negócios.

E como podemos garantir essa diversidade?

Através de diálogos bem construídos, onde todos sejam agentes de mudanças e transformação da cultura e valores, e que sejam capazes de transformar pensamentos;

Através de um processo de recrutamento e seleção que tenha como foco habilidades e competências, não levando em consideração raça, gênero, idade, condição física, religiosa, ou qualquer outra coisa que não seja estritamente com foco no profissional. Por isso, neste momento, um bom software de recrutamento, que fará uma seleção imparcial, levando em conta apenas as habilidades e competências necessárias ao cargo é uma ótima alternativa;

Para tanto, não basta ter um poderoso sistema se não for trabalhada a cultura organizacional, para que todos esses conceitos se tornem aderentes. Observe seu quadro de colaboradores, tenha um plano de cargos de salários que seja aplicado independente de quaisquer fatores de origens. Faça reflexões internas a respeito de ética e respeito e tenha um arcabouço documental como códigos, políticas e procedimentos que sejam amplamente divulgados;

Invista na comunicação interna e promova um ambiente saudável, pois não adianta apenas dizer que trabalha a diversidade, ela precisa ser vivida. O multiculturalismo, cria um valor totalmente diferente na organização, muito mais do que em empresas que não se preocupam com esse fator.

Trabalhe questões de ética e respeito e nesse momento o papel dos gestores é fundamental, são eles que, através do exemplo, farão com que seus times tenham o foco voltado para situações que interferem na competitividade da organização, já que seu colega de trabalho, sejam quais forem suas escolhas, devem ser respeitadas e que isso fique muito transparente.

Importante lembrar que essa diversidade traz ao ambiente de trabalho mais riqueza, o colaborador vê valor agregado e tem orgulho de fazer parte de uma empresa que tem como princípio a promoção da diversidade, além de figurar na lista das empresas mais desejadas para se trabalhar. Esta forma de pensar e agir, contribui significativamente no alcance de metas e objetivos do negócio, e as organizações. Empresas que continuam resistindo ás essas mudanças cada vez mais terão dificuldade em evoluir e a recrutar e selecionar profissionais de ponta, sejam eles de qualquer tipo, pois todos estão se voltando para comportamentos atrelados a tolerância, trabalhos em grupo e a transformação do ambiente em algo que traga qualidade de vida para todos. Organizações que não se preocupam com esse novo modo de pensar correm elevado risco de terem suas imagens prejudicadas e virar assunto nas redes sociais e noticiários por motivos como assédio, discriminação, intolerância, dentre outros comportamentos que não cabem mais em organizações 4.0.

Os verdadeiros talentos têm buscado cada vez mais empresas que sejam aderentes aos seus valores e um ambiente que promova qualidade de vida onde possa crescer profissionalmente e que tenha orgulho de fazer parte. Eu tenho muito orgulho de fazer parte de uma empresa que tem como como valores a ética, empatia, respeito, colaboração, pois isso sem dúvida é o mínimo que acredito ser indispensável nas relações. A equipe da Mollitiam Consultoria acredita que compartilhar conhecimentos trazendo novas habilidades trazem um ambiente de conexão que levam ao respeito, tanto pelo profissional como pela ser humano. Respeito as diferenças é um valor importantíssimo pois as novas ideias surgem dessa química.

Seguimos para um futuro onde a liderança baseadas no princípios da inclusão de pessoas que agreguem valor não importando quaisquer diferenças convergirá com a atração de pessoas que serão protagonistas pois estarão na busca dessas organizações e as que já estiverem lá, farão seu trabalho com perspectivas diferentes, saídas diversas para os dilemas enfrentados, construindo um senso de pertencimento que vai além das paredes da empresa. Com o tempo a frase respeito às diferenças não fará qualquer sentido, pois o respeito será natural, e não haverá preocupação com quaisquer tipo de discriminação, já que essas não mais existirão.

O futuro é humano, não atoa umas das soft skills mais importante é a inteligência interpessoal, ou seja, a capacidade de nos guiar nas relações sociais. A humanização das relações é um tema frequente nos debates de gestão de pessoas e tomou ainda mais corpo com a pandemia e o isolamento social. São muitos os desafios a serem enfrentados, e sem dúvida a importância do olhar dos profissionais estarem atentos à diversidade humana e seus potenciais, tornará esses desafios uma jornada de muitos e valiosos aprendizados.

Paula Novaes é Consultora Organizacional na Mollitiam Consultoria

Referências:

Disponível em: https://www.revistahsm.com.br/post/sua-lideranca-e-inclusival, Acesso em: 11 de novembro de 2020.

Disponível em: https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/entenda-vantagens-e-como-promover-diversidade-nas-empresas-rc, Acesso em: 11 de novembro de 2020.

Disponível em: https://www.gupy.io/blog/aumentar-diversidade-nas-empresas, Acesso em: 11 de novembro de 2020.