Woman on the Phone

Por Paula Novaes

Você também tem o sentimento de que o ano de 2020 não valeu? Bom, acho que esse é o sentimento da maioria das pessoas, pelo menos é o que eu escuto todos os dias. Mas será que o ano não nos deu nada de bom? Eu não consigo acreditar que em quase 365 dias não tivemos nenhum aprendizado positivo, nenhuma prática organizacional adotada que trouxe resultado, nenhum convívio familiar que não tenha gerado mais amor.

Agora entramos na fase do “desmame”, com ressalvas, da nossa “quarentena” (que durou mais de 5 meses), e muitas práticas adotadas podem e devem entrar na rotina da empresa, é um momento de rever, ser cauteloso e principalmente atento aos próximos passos do seu mercado de atuação. Mas sem sombra de dúvidas é um momento excelente para olhar para dentro, seja como empresa, seja como profissional, o que está funcionando, como foi o desempenho de ambos nesse período?

Será que precisamos voltar exatamente como era antes? Acredito que muitos bons hábitos foram adotados durante esse período e que poderiam, sem dúvida, serem incorporados as rotinas, como por exemplo: será que precisamos movimentar pessoas entre estados apenas para participar de uma reunião de trabalho? Pensando no custo operacional desta “jornada”, sabemos que não, uma videoconferência resolveria isso em poucas horas e pensando na produtividade, eu diria que é até mais eficiente, eficaz e efetivo, pois para chegar nesse compromisso, o executivo consome uma quantidade considerável de recurso de tempo e não consegue executar outras atividades que demandam sua presença de fato.

As atividades alternadas para home office, trouxeram qualidade de vida a muitas famílias, mas o que mais observo é que as empresas tiveram a oportunidade de rever seus processos, que automatizar algumas rotinas, criar mecanismos de controle, que não deram tão certo assim, pois tudo foi muito novo, e fugiu realmente das rédeas da organização. Esta seria uma boa oportunidade de implementar ou talvez melhorar o Sistema de Gestão da Qualidade da sua empresa? As rotinas de trabalho precisaram ser revistas, novos sistemas tiveram que ser implementados e por mais estranho que possa soar o que vou dizer, isso é uma oportunidade!

Segundo uma pesquisa da Capterra e da Gartner, 43% das empresas adquiriram novos sistemas para conseguir operar remotamente e 25% pretendem fazer isso num futuro próximo. Ou seja, este é o momento de rever processos, implantar melhorias, olhar com cuidado e atenção e principalmente envolver as pessoas. Como diz a velha máxima, “veja o copo meio cheio”, não deixe que tudo o que foi feito se perca em meio ao caos do advento da COVID19!

O foco agora é estratégico e nada como bons processos e indicadores para nos auxiliar na tomada de decisão. A empresa ainda não tem os processos definidos? Aproveite a oportunidade, existem muitas consultorias que estão aptas a realizar este trabalho, a Mollitiam Consultoria por exemplo, tem profissionais qualificados e especialistas em sistema de gestão da qualidade. Por mais que possa parecer que este não é o momento de “investir em despesas”, na realidade a palavra correta seria investir em tecnologia, inovação, e gente, pois uma empresa bem estruturada do ponto de vista de indicadores e processos é sem dúvida capaz de entender sua realidade e qual será seu próximo passo, planejando de forma segura e eficiente suas estratégias.

Como diria Sun Tzu, “as oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”, faça deste momento um exercício de autoconhecimento, sua empresa terá muito mais recursos para enfrentar o próximo normal quando for a hora.

Paula Novaes é Administradora e Consultora Organizacional na Mollitiam Consultoria

Bibliografia:

https://blog.superlogica.com/recorrencia/produtividade-na-pandemia/

 

https://www.expertocupacional.com.br/post/motiva%C3%A7%C3%A3o-e-produtividade-durante-a-pandemia

 

https://www.chronicle.com/article/why-you-should-ignore-all-that-coronavirus-inspired-productivity-pressure/

 

https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2020/05/exclusivo-77-das-pmes-brasileiras-adotaram-home-office-durante-pandemia.html

 

ADICIONE UM DEPOIMENTO

Este é um parágrafo da seção de depoimentos. Incentive os visitantes do seu site a avaliarem os seus serviços e a adicionarem um depoimento sobre suas experiências.

Você nos recomendaria aos seus amigos?
 

Seguir

  • Instagram

Contato

(61) 99911-3953

Endereço

The Brain
Centro de Convenções Ullysses Guimarães

©2020 por Mollitiam Consultoria.