Working Together

COMO ENFRENTAR OS DESAFIOS ADVINDOS DA PANDEMIA ATRAVÉS DE PROCESSOS ESTRUTURADOS?

Você também tem o sentimento de que o ano de 2020 não valeu? Bom, acho que esse é o sentimento da maioria das pessoas, pelo menos é o que eu escuto todos os dias. Mas será que o ano não nos deu nada de bom? Eu não consigo acreditar que em quase 365 dias não tivemos nenhum aprendizado positivo, nenhuma prática organizacional adotada que trouxe resultado, nenhum convívio familiar que não tenha gerado mais amor.

Agora entramos na fase do “desmame”, com ressalvas, da nossa “quarentena” (que durou mais de 5 meses), e muitas práticas adotadas podem e devem entrar na rotina da empresa, é um momento de rever, ser cauteloso e principalmente atento aos próximos passos do seu mercado de atuação. Mas sem sombra de dúvidas é um momento excelente para realizar um estudo interno tanto da organização como do profissional. Como sua empresa e você estão funcionando, como se superaram nesse período?

Será que precisamos voltar exatamente como era antes? Acredito que muitos bons hábitos foram adotados durante esse período e que poderiam, sem dúvida, serem incorporados as rotinas, como por exemplo: será que precisamos movimentar pessoas entre estados apenas para participar de uma reunião de trabalho? Pensando no custo operacional desta “jornada”, sabemos que não, uma videoconferência resolve isso em poucas horas e pensando na produtividade, eu diria que é até mais produtivo, pois para chegar nessa reunião, o executivo leva o dia inteiro e não consegue executar outras atividades que demandam sua presença de fato, além dos custos logísticos envolvidos nesta operação.

As atividades alternadas para home office, trouxeram qualidade de vida a muitas famílias, mas o que mais observo é que as empresas tiveram a oportunidade de rever seus processos, tiveram que automatizar algumas coisas. Tentaram criar mecanismos de controle, que diversos estudos comprovaram que não deram certo, pois aumentaram a pressão nas pessoas sobre assuntos que não foram estudados para serem implementados. Uma pergunta que podemos fazer ao caro leitor, pois esta é a nossa área de atuação: não seria uma boa oportunidade de implementar ou talvez melhorar o Sistema de Gestão da Qualidade da sua empresa? As rotinas de trabalho precisaram ser revistas, novos sistemas tiveram que ser implementados e por mais estranho que possa soar o que vou dizer, isso é uma oportunidade!

Segundo uma pesquisa da Capterra e da Gartner, 43% das empresas adquiriam novos sistemas para conseguir operar remotamente e 25% pretendem fazer isso num futuro próximo. Ou seja, este é o momento de rever processos, implantar melhorias, olhar com cuidado e atenção e principalmente envolver as pessoas. Como diz a velha máxima, “veja o copo meio cheio”, não deixe que tudo o que foi feito se perca em meio ao caos da pandemia do COVID19!

O foco agora é estratégico e nada como bons processos e indicadores para nos auxiliar na tomada de decisões. A empresa ainda não tem os processos definidos? Aproveite a oportunidade, existem muitas consultorias que estão aptas a realizar este trabalho, a Mollitiam por exemplo, tem profissionais qualificados e especialistas em sistema de gestão da qualidade. Por mais que possa parecer que este não é o momento de “gerar despesas”, na realidade a palavra correta seria investir, pois uma empresa bem estruturada do ponto de vista de indicadores e processos é sem dúvida capaz de entender sua realidade e qual passo poderá dar, planejando de forma segura e eficiente suas estratégias.

Como diria Sun Tzu, “as oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”, faça deste momento um exercício de autoconhecimento, sua empresa e você terão muito mais ferramentas para enfrentar esse novo normal e os que estão por vir.

Paula Novaes é Consultora Organizacional na Mollitiam Consultoria.

Fonte:

https://blog.superlogica.com/recorrencia/produtividade-na-pandemia/

https://www.expertocupacional.com.br/post/motiva%C3%A7%C3%A3o-e-produtividade-durante-a-pandemia

https://www.chronicle.com/article/why-you-should-ignore-all-that-coronavirus-inspired-productivity-pressure/

https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2020/05/exclusivo-77-das-pmes-brasileiras-adotaram-home-office-durante-pandemia.html

 

Seguir

  • Instagram

Contato

(61) 99911-3953

Endereço

The Brain
Centro de Convenções Ullysses Guimarães

©2020 por Mollitiam Consultoria.